Posted on 12 de março de 2019

O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem– Lei sobre oportunidades ”, o programa foi criado para proporcionar aos jovens a oportunidade do primeiro emprego, ele tem como incentivo qualificar os jovens para o mercado de trabalho.

De acordo com a Lei 10.097 de 2000, ou Lei do Menor Aprendiz, toda empresa, de médio a grande porte, , deve contratar para compor o seu quadro de colaboradores, de 5% a 15% de jovens na condição de aprendizes. A idade destes menores é de 14 a 24 anos.
 

O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, O programa é composto por curso de aprendizagem gratuito, ensinamentos teórica na Rede Cidadã de Ouro Preto (sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante: Paragem do Tripui, passando pela portaria e Escritório adquirindo conhecimento de todos os setores) .

Empresas que contratam jovens conseguem melhorar a renda de famílias, colaborando com a justiça social do país. Com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.

Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa.